Albaicín
O Albaicín ou Albayzín é um bairro para perder-se por suas ruas labirínticas e estreitas, contemplar a Alhambra em seus mirantes e desfrutar de suas raízes árabes.
O Albaicín é um dos bairros que se estendem da parte mais alta do Cerro de San Miguel até a rua Elvira, que começa na Plaza Nueva. Ainda que seja conhecido como o bairro árabe, em suas ruas viveram iberos, gregos, romanos e visigodos, o que afere ao Albaicín uma mistura cultural única.
A época do esplendor e de maior expansão do bairro aconteceu durante a etapa nasrida. Neste período foram construídas mais de 30 mesquitas e a população alcançou cifras recordes: mais de 40 mil habitantes. O traçado das ruas corresponde ao urbanismo típico muçulmano, com ruas labirínticas e estreitas e becos sem saída.
Durante o domínio muçulmano também foram construídas luxuosas vilas muradas que abrigavam um frondoso espaço verde que servia como jardim e horta ao mesmo tempo. Este tipo de moradia tradicional do Albaicín se conhece como "carmen". No Albaicín também proliferaram os banhos árabes.
A Unesco declarou o Albaicín, assim como a Alhambra, Patrimônio da Humanidade em 1984.
O que ver no Albaicín
O bairro mais conhecido de Granada tem muito a oferecer aos visitantes que decidem perder-se por suas ruas. O legado árabe está presente não apenas em seu urbanismo, mas também em muitos de seus monumentos, como a muralha Zirida, o Arco de las Pesas, o Aljibe de Santo Nicolau e a Igreja del Salvador, construída sobre a antiga mesquita maior.
Porém, a maior atração do Albaicín é seu ambiente. Passeando pelo bairro você se divertirá com música ao vivo, contemplará a decoração tradicional das casas pintadas de branco e poderá fazer compras nos postos de venda de estilo árabe de suas ruas.
Se você quiser descobrir todos os segredos do Albaicín e de outros lugares emblemáticos de Granada, poderá reservar este tour privado pela cidade com um guia exclusivo de língua portuguesa. Outra opção para conhecer melhor esse bairro é um free tour pelo Albaicín.
Como chegar ao Albaicín
A forma mais cômoda de chegar ao Albaicín é utilizar os micro-ônibus (linhas C31, C32 e C34) que comunicam o centro de Granada com o antigo bairro árabe. Porém, nossa recomendação é se perder pelo Albaicín, chegar caminhando vindo da Carrera del Darro e descobrir sus labirínticas ruas enquanto você faz um agradável passeio.