Realejo

Realejo

O bairro do Realejo é famoso por sua gastronomia, seu legado judeu e por lugares como o Campo del Príncipe e a Casa de los Tiros

O Realejo-San Matías se estende da colina onde se encontra a Alhambra até a Fonte de las Granadas. Trata-se de um bairro muito vivo, de animado ambiente todo o ano, onde existem duas zonas bem diferenciadas. A parte baixa do Realejo é uma zona plana, cheia de terraços e bares de tapas, enquanto a parte mais alta se caracteriza por suas ruas estreitas e cheias de ladeiras íngremes

Para entender a origem do Realejo é preciso retroceder à época da ocupação muçulmana, quando os judeus que habitavam a cidade agruparam suas casas e seus negócios ao redor de uma zona que passou a chamar-se Garnata al-Yahud (Granada dos judeus). Acredita-se que este vocábulo possa ser a origem do atual nome de Granada. 

O Realejo se converteu numa zona judaica em Granada até a reconquista da cidade, em 1492, quando os Reis Católicos decretaram a expulsão do povo judeu da cidade. Foi então que o Realejo começou a ganhar o aspecto que apresenta hoje em dia. 

O que ver no Realejo

O Realejo é a principal zona das tapas de Granada. Se você estiver desfrutando de uma jornada gastronômica por este bairro, também poderá aproveitar para visitar o Campo del Príncipe e para contemplar o Cristo dos Favores. Todas as Sextas-Feiras Santas, milhares de granadinos se reúnem ao redor desta imagem para lhe pedir três favores, seguindo assim uma tradição histórica. 

No Realejo você também poderá visitar a Igreja de Santo Domingo e a Casa de los Tiros. Além disso, passeando pelo Realejo é possível ver inúmeras obras de arte urbana do artista granadino El Niño de las Pinturas.

Como chegar ao Realejo

A proximidade do Realejo ao centro de Granada e a outros bairros permitirá que você chegue aí caminhando de praticamente todos os pontos da cidade. Outra alternativa mais cômoda é utilizar os ônibus das linhas C30, C32 e C35, que o levarão até o Realejo.