
Corral del Carbón
Em pleno centro de Granada encontra-se um pedacinho do século XIV, uma antiga alhóndiga andaluza de 1336. O que é uma alhóndiga? Para que é utilizada nos dias de hoje? Descubra aqui toda a informação sobre o Corral del Carbón de Granada.
O Corral del Carbón é a única alhóndiga árabe que permanece de pé na Península Ibérica. Encontra-se em pleno centro da cidade e está conservada praticamente em sua totalidade graças às reformas realizadas nos últimos anos.
Esa alhóndiga andaluza levantada no ano de 1336 é um reflexo da história de Granada e do legado árabe que permanece latente na cidade. Uma das suas principais curiosidades é o contraste entre a arquitetura típica árabe e a ornamentação própria de Granada.
O que é uma alhóndiga?
Trata-se de um edifício público próprio da arquitetura oriental destinado a dar abrigo aos comerciantes e suas mercadorias durante a realização de grandes mercados internacionais. A partir do século XII, Granada foi uma parada obrigatória nas rotas comerciais, por isso o Corral del Carbón teve uma importância especial durante os períodos zirida e nasrida.
As alhóndigas contavam com grandes depósitos para armazenar mercadorias, como grãos ou trigo, e alojamentos para hospedar os comerciantes. O Corral del Carbón tinha neste contexto uma localização estratégica, próximo à Alcaicería, antigo mercado de seda, e à Mesquita Maior.
Depois da conquista cristã, os comerciantes de carvão passaram a ser os principais hóspedes desta alhóndiga, que por isso passou a ser chamada como Corral del Carbón.
O que ver no Corral del Carbón de Granada?
O que mais chama a atenção no Corral del Carbón é sua fachada, encaixada entre duas ruas dentro do centro de Granada. É uma torre com um grande arco de ferradura decorada com motivos vegetais e inscrições do Corão. O pátio da alhóndiga está cercado por três andares que se comunicam através de uma galeria e no centro há um pilar onde os animais de carga bebiam.
Depois da reconquista de Granada, os Reis Católicos cederam o imóvel à nobreza. Anos mais tarde, o Corral del Carbón se converteu em uma casa de espetáculos e moradia. Na atualidade, abriga uma livraria sobre o legado andaluz e uma oficina de cerâmica.


Horário
Todos os dias das 9:00 às 20:00 horas.
Preço
O preço do ingresso é de €7,35 (US$7,95) por pessoa e dá acesso também a El Bañuelo e outros monumentos andaluzes.
Aos domingos é possível entrar de forma gratuita.
Transporte
Ônibus: linhas 11, C30, C32 e C35.