Alcaicería
Em pleno centro de Granada encontra-se o antigo mercado da seda, hoje conhecida como Alcaicería. Descubra este labirinto das ruas estreitas cheias de história e repleto de lojas com uma grande variedade de produtos.
A poucos metros da Catedral de Granada se encontra uma das zonas mais encantadoras da cidade: a Alcaicería. Esta rua estreita com várias bifurcações se localiza na parte ocupada durante a dominação muçulmana pelo soco de seda (mercado tradicional característico do norte da África).
Este antigo mercado árabe gozou de grande popularidade na etapa nasrida, quando os comerciantes que se hospedavam no Corral del Carbón vinham comercializar seda, especiarias e outras mercadorias muito valorizadas.
A Alcaicería estava delimitada por nove portas que se fechavam pela noite e eram protegidas por guardas que faziam a segurança de objetos de quase 200 lojas. Em meados do século XIX um incêndio provocado por uma loja de palitos de fósforo destruiu o soco e o mercado teve que ser reconstruído.
Hoje em dia a Alcaicería abarca uma extensa rua estreita decorada com luminárias granadinas que desemboca numa pequena praça da qual saem outras ruas estreitas. O objetivo de construir as ruas tão estreitas era evitar roubos, já que assim o ladrão não poderia chegar muito longe sem que alguém o detivesse.
Fazer compras na Alcaicería
Uma das melhores zonas para fazer compras em Granada é a Alcaicería. Em suas lojas você encontrará numerosos produtos, de souvenirs (xícaras, camisetas ou estátuas) a artesanato árabe típico, como objetos talhados em madeira, luminárias, mochilas e bolsas de couro.
Além disso, nas imediações da Alcaicería você encontrará lojas especializadas em bijuteria, especiarias, livros e peças têxteis.
Transporte
Ônibus: linha 4, 8, 11, 21, 33, C31, C32 y C34 com parada na Gran Vía.