
Banhos árabes El Bañuelo
Os banhos árabes de El Bañuelo refletem o estilo de vida granadino no século XI e são o melhor exemplo de hammam (banho a vapor) na cidade.
História dos banhos árabes
O banho árabe hammam (banho a vapor) consiste na purificação do corpo através de banhos e outros cuidados higiênicos. No século XI, durante o reinado da dinastia zirida, Granada viveu uma época de esplendor que ficou marcada em sua arquitetura.
Um dos edifícios principais da arquitetura muçulmana eram os banhos árabes, que cumpriam também a função de centros de reuniões políticas e de negócios.
A maioria dos hammams seguia o esquema próprio das termas romanas, com sala fria, sala quente, sala morna e banhos individuais.
O que esperar de El Bañuelo?
Visitar os banhos árabes de El Bañuelo é mergulhar profundamente nas tradições da Granada de origem muçulmana. Trata-se de uma das obras mais antigas da arquitetura muçulmana na Península Ibérica. Esses banhos árabes, conhecidos como Hamman al-Yawza (Banhos da Nogueira), foram construídos vários séculos antes da Alhambra, nos tempos do rei zirida Badis.
Através de uma pequena piscina tem-se acesso à sala principal dos banhos, decorada com arcos de ferradura e capitéis com motivos romanos, visigodos e de califas. Destacam-se claraboias com forma de estrela de abóbodas, que distribuem a luz por todo o espaço e permitem a ventilação dos banhos.
Quer viver esta experiência?
Se você deseja viver uma experiência completa e reviver o ambiente de intimidade característico dos banhos árabes, pode reservar uma experiência no hammam Al Ándalus e desfrutar de um momento único. Esse lugar reproduz os banhos árabes do século XI através de sua arquitetura, luz tênue e música andaluz de origem muçulmana. Você será transportado para outra época!




Horário
De 1 de maio a 14 de setembro
Todos os dias das 9:30 às 14:30 e das 17:00 às 20:30 horas.
De 15 de setembro a 30 de abril
Todos os dias das 10:00 às 17:00 horas.
Preço
O preço do ingresso é de €7,35 (US$7,97) por pessoa e dá acesso também ao Corral del Carbón e o resto de monumentos da época do Al-Andaluz.
Transporte
Ônibus: linhas C31, C32 e C34.