Hospital Real de Granada
O antigo Hospital Real dos Reis Católicos é hoje a sede da Universidade de Granada. Visitar seus quatro pátios e contemplar suas fachadas é fundamental para entender a arquitetura renascentista do século XVI.
Depois da Guerra de Granada, um dos episódios mais sangrentos da história da cidade, a população foi devastada e o número de enfermos aumentou consideravelmente. Isso fez com que os Reis Católicos fundassem um Hospital Real no ano de 1504 com o objetivo de atender aos feridos de guerra e acolher todas as pessoas convalescentes.
Durante os séculos seguintes, o Hospital Real passou a ser usado como asilo e como centro para o cuidado de pessoas com problemas de saúde mental. Na atualidade, o edifício é a sede da Reitoria da Universidade de Granada e abriga a biblioteca da instituição.
O Hospital Real, que se localiza próximo aos Jardins do Triunfo, mistura elementos góticos, renascentistas e mudéjares. Na fachada aparecem as iniciais dos Reis Católicos e seu símbolo, o jugo e o feixe de flechas, e na entrada principal pode-se ver o escudo dos monarcas talhado na pedraria típica de Granada.
O melhor: os pátios
O interior do Hospital Real talvez não atrai muito a atenção, mas seus quatro pátios interiores de estilo mudéjar fazem com que valha a pena fazer uma visita - ainda que breve - a esse edifício histórico. O mais famoso é o Pátio dos Mármores, mas você também pode visitar os pátios do Arquivo, dos Inocentes e da Capela.
Horário
De segunda a sexta: das 9:00 às 14:00 horas.
Preço
Entrada gratuita.
Transporte
Ônibus: linhas C31 e C32.